quinta-feira, 19 de março de 2009

Carta das Mulheres ao Maranhão

CARTA DAS MULHERES AO MARANHÃO

Não é de hoje, nem é apenas nessa atual conjuntura que nós estamos lutando para libertar o Maranhão. Esta luta vem se dando através das várias organizações de mulheres, nos bairros, nas organizações das categorias profissionais e sociais, nos sindicatos e nos partidos políticos.

Mulheres de todas as raças, credos e classes sociais, inconformadas e insatisfeitas com a situação de domínio a que foi submetido ao longo dos quarentas anos (40 anos) o Estado do Maranhão, permitindo que se cristalizasse a situação de um estado rico com um povo pobre, usurpado do direito ao desenvolvimento de suas potencialidades naturais e de seus talentos humanos vem dizer não a violência contra a Democracia.

Após anos de lutas políticas e batalhas eleitorais, rigorosamente respeitando a democracia, o Maranhão conquistou um Governo Democrático e Popular, resultado do conjunto de forças políticas que não aceitam o atraso, e a pobreza absoluta da grande maioria da população.

O desejo, o sonho e o compromisso de mulheres aguerridas, nas diversas frentes dos movimentos de mulheres, movimentos sociais e partidos políticos, somaram efetivamente para que Jackson Lago fosse eleito governador do Estado Maranhão.
Jackson Lago tem apenas dois anos no governo, com grandes realizações, nas áreas de Infra-Estrutura, Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico e Social. Criou as secretarias da Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventude.

Especificamente com relação à mulher aderiu ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres; assinando o termo de compromisso para sua execução; criou o Grupo de trabalho Interinstitucional para elaboração do I Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o qual envolve ações de 16 órgãos e instalação do Comitê de Gestão e Monitoramento do referido Plano; Reestruturou o Conselho Estadual das Mulheres, incluindo a representação das mulheres negras, indígenas, quilombolas, trabalhadoras rurais, urbanas e pescadoras; articulou para a ampliação dos Conselho Municipais de Direitos da Mulher e Organismos Executivos Municipais de Políticas para as Mulheres em vários municípios; assinou o Acordo Federativo para implementação do Pacto Nacional pelo fim da Violência contra as Mulheres no Maranhão, com participação das prefeituras.

Se compararmos as atitudes políticas administrativas do governo Jackson Lago com os governos de Sarney, vamos verificar profundas diferenças com relação aplicação do dinheiro público, afirmação dos direitos da população e, sobretudo, das mulheres.
Justamente porque Jackson Lago é um governador de compromissos e de mudanças e o Estado hoje pertence a quem de direito, ao povo do Maranhão, a Oligarquia Sarney inconformada por ter perdido o esteio dos seus interesses privados e da dominação de um povo, sabendo também, que pela via eleitoral não voltará a mandar no Maranhão, usa todas suas forças e influências para ferir a Democracia.

Foi decepcionante a decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE pela cassação do governador Jackson Lago.

Nós, mulheres, conscientes de que votamos num governo para afirmar o Estado de Direito, LIVRE, DEMOCRATICO E SOLIDÁRIO, decidimos que temos de resistir aos nossos inimigos, defendendo o nosso voto soberano que expressa a nossa vontade política de mulheres do campo e da cidade.

Não aceitamos a cassação do nosso voto por entendermos, que este governo é legitimo e representa a vontade da maioria da população do Maranhão.

Apelamos à justiça pelo respeito à soberania do nosso voto.

RESISTIR PELA DEMOCRACIA, MULHERES PRESENTE!