segunda-feira, 2 de março de 2009

VIGÍLIA CÍVICA NO MARANHÃO

Agendada vigília cívica no Maranhão

Nesta terça-feira (03/03), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará a quarta tentativa de julgar o processo de cassação do governador Jackson Lago (PDT). O clima nas ruas de São Luís e de outras cidades do Maranhão é de tensão e agitação. Em todas as tentativas anteriores de julgamento, a Frente de Libertação do Maranhão (coligação que apoia o governador Jackson Lago) colocou entre mais de cinco mil pessoas em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo, no acampamento Balaiada (nome de uma antiga revolta ocorrida no Maranhão na época da colônia, liderada por balaios insurgentes).

O acampamento Balaiada será novamente organizado neste fim de semana e promete resistir a toda tentativa do clã Sarney de conquistar na justiça o que não foi possível conseguir pelo voto popular. Pesquisas recentes indicam que 62% da opinião pública da capital rejeita a hipótese de retorno de Roseana Sarney ao Governo do Estado. Portanto, o Governador tem a seu favor o convencimento da população de que o senador José Sarney e os seus aliados estão tentando dar um golpe contra a democracia maranhense. Neste momento todas as manifestações de repúdio a essa tentativa de desvirtuar pela via judicial o resultado do povo popular são muito importantes para o futuro da democracia no Maranhão. Nesse sentido, o Comitê de Defesa da Democracia no Maranhão me pidiu que entrasse em contato com vocês solicitando a ajuda na divulgação da agenda da vigília cívica que será instalada novamente dia 02 de março, no acampamento Balaiada.

Também seria EXTREMAMENTE IMPORTANTE PODER CONTAR COM DECLARAÇÕES de figuras importantes do PDT em apoio à resistência ao golpe orquestrado pelo clã Sarney. Todas as mensagens serão lidas no acampamentro durante a vigília e divulgadas amplamente. Entre as presenças confirmadas na vigília em São Luis estão a do deputado federal Brizola Neto e de Roberto Amaral.

Texto: Beatriz Bissio