terça-feira, 7 de abril de 2009

AGORA É JACKSON

AGORA É JACKSON

Pode parecer estranho para muitos, que o ainda governador do Maranhão, Jackson Lago, no cumprimento de um cronograma de inaugurações de obras e medidas de ordem administrativas, esteja agindo num ritmo frenético certamente jamais visto na administração pública estadual.

Por mais que tais ações governamentais possam parecer estranhas para uma parte da população do Maranhão, para os que observam atentamente a conduta operacional do administrador público Jackson Lago, principalmente, quando ele esteve em suas três vezes à frente da Prefeitura de São Luís, sabe que trabalhar dessa forma é sua praxe.

Ou seja, nos dois primeiros anos ele toma pé da situação, arruma a casa e somente a partir daí começa a realizar as obras prometidas por ocasião de sua campanha.

É um método competente? Sim e não. Por conseguir resultados com diversas obras executadas ao final da gestão, é positivo. Em sua primeira condução da Prefeitura da capital maranhense, Jackson Lago passou os dois anos iniciais sofrendo todo tipo de crítica, até mesmo do “fogo amigo”, porém nos dois anos seguintes completou sua gestão com o subúrbio de São Luís quase que totalmente asfaltado, o sistema de saúde pública – que antes praticamente não existia – foi estruturado com o funcionamento de mais de 10 unidades mistas de saúde – uma em cada macro região da cidade –, ampliou e modernizou o Socorrão I, equipando-o com a primeira UTI pública do Estado, entre outras. Na limpeza urbana, criou o hábito da coleta de lixo regular em São Luís, e na educação, criou e fez funcionar mais escolas que todas antes construídas em séculos pelos demais gestores públicos da capital do Maranhão.

No entanto, como as demandas sociais pelos serviços públicos sempre são superiores à capacidade dos governos ofertarem tais serviços, Jackson conta previsivelmente com a possibilidade de sofrer desgaste no primeiro momento de suas administrações. Quando chegou à Prefeitura de São Luís pela segunda vez, sucedendo Conceição Andrade, pegou a casa um tanto desarrumada, inclusive com três folhas de pagamento de pessoal atrasadas, mas concluiu essa e suas outras gestões, deixando os professores da rede municipal de educação de São Luís com remuneração superior ou igual às melhores praticadas nas principais cidades brasileiras, além de instituir o pagamento da Bolsa Escola, com recursos próprios da Prefeitura, antes mesmo que o Lula se transformasse no Presidente do Brasil.

No exercício de governador – bem nos primeiros meses da gestão – Jackson Lago enfrentou conflitos com os professores e logo em seguida com os policiais civis e posteriormente com a polícia militar. Essas categorias, em regra, pouco prestigiadas e até desvalorizadas por governos da chamada oligarquia, inquietaram-se e iniciaram movimentos reivindicatórios de melhorias salariais e de condições de trabalho. Como o governador tinha um plano para tais categorias, que iria executá-lo no seu tempo e com certeza, com melhores condições inclusive do que as que lhes exigiam – afirmo porque quem fez seu plano de Governo para a campanha foi o sociólogo Leo Costa e eu – isso mesmo, o Leo e eu –, Jackson, orientado por setores do Governo que não conhece muito bem o que é “cheiro de povo”, tornou-se até inflexível, cometendo sua grande pisada de bola em sua brilhante carreira política.

Hoje, o governador corre contra o tempo. Até que se faça justiça ele está cassado, embora a legislação brasileira lhe permita agir como o chefe do Poder Executivo no Maranhão. Portanto, inaugurar escolas, hospitais, pontes, barragens, praças e condomínios, e corrigir discrepâncias salariais das diversas categorias profissionais dos servidores públicos estaduais é o mínimo que ele pode fazer na busca de corrigir o máximo das injustiças sociais praticadas sobre o conjunto da população de um Estado tão rico, cuja imensa maioria empobrecida dessa população, assiste a 1 por cento dos ricos controlarem quase 20 por cento da riqueza que deveria pertencer a todos.

Reagir é preciso! Mais que nunca, agora é Jackson!

Iranildo Azevedo
e-mail: iranildoazevedo@yahoo.com.br